quarta-feira, 21 de maio de 2008

Palestrantes do dia: Lira Neto & Wagner William

E prossegue a ‘8º Semana de Comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco’

16/maio > Palestrantes do dia: Lira Neto & Wagner William
Tema: Biografia e livro-reportagem: o flerte explícito entre literatura, história e jornalismo


Ainda tenho muito a conhecer! O fato de eu escutar e me encantar por pessoas que são profissionais da área que eu escolhi para ser a ‘minha’, mas de quem eu jamais havia ouvido falar, tem se tornado freqüente!! Puxa vida!

Dessa vez dois jornalistas, autores de livros biográficos (‘Maysa: só numa multidão de amores’, ‘O inimigo do Rei: uma biografia de José de Alencar’, ‘Castello: a marcha para a ditadura’ de Lira Neto; ‘O Soldado Absoluto: Uma biografia do marechal Henrique Lott’, de Wagner William), foram falar sobre esse tipo de livro e sobre o dia-a-dia de jornalistas que atuam ‘oficialmente’ em determinadas empresas e por ‘hobby’ escrevem livros que contam a vida de personagens admirados por eles.

Questionados (pela minha amiga, também estudante de Jornalismo Gabriela Conde) sobre como é feita a seleção do perfil perfeito para ser o personagem principal de uma obra biográfica, ambos disseram que a vida da pessoa escolhida deve ter sido intensa, cheia de contradições, altos & baixos; deve ser de fato de uma pessoa humana, que como tal, deve possuir qualidades boas e ruins. “Eu não tenho o menor interesse de escrever um livro que conte a história da Madre Teresa de Calcutá. A opinião das pessoas é unânime.” Disse Lira, com total apoio do colega Wagner.

Enfim, a palestra foi interessante, com palestrantes muito bem humorados, e experientes. Eles sabiam muito bem o que estavam falando.

Só pra ilustrar o senso de humor dos caras, vou escrever uma piadinha que o Lira soltou:
Em resposta a uma pergunta, ele disse: “Bom, pra despertar o meu interesse em escrever uma biografia, o cara tem que ter uma vida conturbada... Não dá pra contar a história de um cara que nasceu na periferia e hoje é super rico e famoso, um jogador de futebol, por exemplo. [2 segundos de silêncio] O Ronaldinho agora dá!!!! Se não for dele, não renderá nada de interessante!!”.
Obs.: antes do término da palestra, Lira disse que foi um pouco extremista em seus exemplos (Ronaldinho e Madre Teresa de Calcutá), e disse que pode ser pelo fato de ser nordestino, que em sua maioria têm ótimo senso humorístico, mas que a intenção era ilustrar a opinião dele.


Aprendi coisas novas, e que serão muito úteis pra minha vida profissional!

Visitem, aprendam e se divirtam em Blog do Lira Neto

3 comentários:

  1. Eh isso ai Jú.
    "Quem nunca muda de direção acaba voltando para o mesmo lugar".
    Parabéns pelo novo blog.

    Bjo
    Volps

    ResponderExcluir
  2. Legal você falar da semana de comunicação.

    ResponderExcluir
  3. MUITO LEGAL VC FALAR DA SEMANA DE COMUNICAÇÃO.

    ResponderExcluir

Escreve aí alguma coisa, ué!