quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Função jornalística



Jornalismo. Atividade que hoje pode ser exercida sem que haja qualificação acadêmica, consiste no trabalho de notificar, por meio de veículos de comunicação, os fatos importantes que acontecem na sociedade; divulgar dados que interessem ao poder público; informar a partir de fontes verídicas.


O diploma foi fundamental no auge da ditadura – fim dos anos 1960 – para evitar que a atividade fosse exercida por pessoas que não eram ‘profissionais’ e que eram contra o regime. E recentemente, junho de 2009, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que a liberdade de expressão atinge todos os cidadãos, e por isso, o diploma não se faz mais necessário.


O jornalismo contribui com a sociedade e a cidadania por se tratar de uma profissão que visa apurar e divulgar os fatos de interesse da sociedade. Para isso os profissionais de jornalismo devem estar preparados para dar com informações com que as pessoas possam se confrontar. Quanto melhor preparados, melhor para os cidadãos que terão à sua disposição informações de qualidade, que servirão de base para suas opiniões.


Informação com credibilidade e de qualidade. Essas são características essenciais para um profissional eficiente. Como as boas universidades lecionam de maneira a preparar e transformar os estudantes em profissionais de comunicação, os profissionais que têm diploma são mais qualificados. Não é a falta de obrigatoriedade do certificado que fará com que as boas instituições de ensino encerrem seus cursos.


Por isso os estudantes e todos que têm por sonho ser jornalista devem cursar e absorver todo o conteúdo que é oferecido, e que os fará diferente.

Um comentário:

  1. Jornalismo: o diploma acabou, mas a cultura não >>> http://mycrazybrain.wordpress.com/

    Parabéns Ju!

    ResponderExcluir

Escreve aí alguma coisa, ué!